Recomendações para ter um greyhound


- O greyhound é um cão de caça por visão que usa a velocidade para alcançar a presa. Por isso possui músculos hipertrofiados e quase nenhuma gordura. Isso exige três coisas:

1º - um local macio durante o seu leito;

2º - proteção extra nas estações frias;

3º - se você vai deixá-lo numa corrente ou dentro de um canil, então adquira outra raça.

- Eles não precisam de um campo de futebol para se exercitar, mas soltos num pátio já é o bastante. Claro que se tiver espaço maior, o equilíbrio corpo/mente de um greyhound será excepcional.

- São como gatos, no sentido de limpeza, pois se limpam, não tem cheiro e o pêlo curto e de fácil manutenção. Mas acaba aí a comparação com os felinos, porque se não conviverem juntos desde filhotes o greyhound não permitirá a presença de algum deles.

- Essa raça ama todos da família ou os que convivem freqüentemente na casa, mas ele escolherá uma pessoa (provavelmente a que der mais atenção) em que ele obedecerá mais e procurará ficar mais próximo.

- Como é muito sensível, evite gritar quando fizerem traquinagem. Apenas o tom de voz repressor já é necessário, senão ele poderá se transformar num cão medroso e inseguro.

- Dizem que o greyhound não serve para guarda, mas isto é uma inverdade. Tanto latem para estranhos como fazem um show, pulando várias vezes, correndo de um lado para outro e seguindo a pessoa nervosamente. Se forem apresentados as pessoas amigas, irão comemorar a visita. O som do latido é alto pois a cabeça é possante. Podem não morder, mas acoam um estranho sim.

- Os filhotes são muito ativos e inteligentes, principalmente as fêmeas. Não subestime a capacidade que têm de subir nos móveis, roer puxadores, derrubar vasos, destruir calçados e fio de telefone. Eles são campeões em armação e aprenderão até mesmo a abrir portas. Se ele acabou com sua sandália nova, você deveria ter deixado guardada num local mais seguro. Tudo o que tiver o cheiro dos donos será mastigado, então afaste do seu alcance.

- A partir dos 10 meses (fim da adolescência canina) o greyhound começa a se acalmar das traquinagens e terá a personalidade do padrão. Será muito calmo, gentil, mas alerta e protetor. Se ensinado desde jovem será um excelente capturador de bolinhas, argolas, discos, etc. É muito divertido.

- O móvel da casa que eles mais amam é o sofá. E principalmente se tiver alguém sentado perto deles. Inevitavelmente o colo será o local mais acolhedor para depositar a cabeça.

- E se quiser ver uma cena bonita, permita que o cão tome sol diariamente sobre uma almofada. As posições que se seguirão nem o yoga conseguirá.

- O greyhound não é um cão que mostre grandes desvios de temperamento e dominância se ganhar muito carinho e mimos. Mas ficará excessivamente carente e deprimido se não o ganhar.

- O biotipo do greyhound engana muito. Por serem magros se pensa que comem pouco. Eles adoram petiscos energéticos principalmente os que estamos comendo e fazem uma cara de pidão irresistível, mas não é o que os manterão saudáveis.

- Não se admire se o seu galgo quiser subir na cama com você. Depois do sofá esse é o segundo melhor local do mundo para ele. Mas é conhecido como “fio terra”, porque permanecerá encostado em você.

- Se você quiser dormir 12 horas num dia, seu galgo o acompanhará. Claro que ele fará suas necessidade num local apropriado, mas voltará a lhe imitar. Se quando você acordar preferir fazer uma maratona, ele estará pronto para te acompanhar.

- Devido a visão desenvolvida, quando ele encontrar algo que lhe pareça uma “presa”, ele esquecerá imediatamente tudo ao redor e tentará apanha-la. Por isso cuide muito bem aonde você vai soltá-lo porque se existirem ruas ou arames farpados ele não perceberá enquanto estiver correndo, e poderá ocorrer uma fatalidade.

- É uma raça fantástica e muito charmosa, mas não esqueça que são considerados uma raça de grande porte, podem chegar até 35kg e viverem por 10 anos, além da manutenção com veterinário e ração. O planejamento é fundamental para o bem estar do dono e do seu cão.

Canil Klaus van Thor
Criadora e proprietária: Gisele Rovani
e-mail: giselerovani@upf.br